domingo, 11 de maio de 2014

Evangelho do dia 11/05/2014

1ª Leitura - At 2,14a.36-41
Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,14a.36-41
No dia de Pentecostes,14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão.36Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza:Deus constituiu Senhor e Cristoa este Jesus que vós crucificastes.'37Quando ouviram isso,eles ficaram com o coração aflito,e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos:'Irmãos, o que devemos fazer?'38Pedro respondeu:'Convertei-vos e cada um de vós seja batizadoem nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados.E vós recebereis o dom do Espírito Santo.39Pois a promessa é para vós e vossos filhos,e para todos aqueles que estão longe,todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si.'40Com muitas outras palavras,Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo:'Salvai-vos dessa gente corrompida!'41Os que aceitaram as palavras de Pedroreceberam o batismo.Naquele dia,mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.Palavra do Senhor.

Santo Inácio de Láconi

Santo Inácio de LáconiFrancisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro de 1701. Seus pais eram muito pobres, mas ricos de virtudes humanas e cristãs, educando os filhos no fiel seguimento de Jesus Cristo.
Inácio, desde a infância, sentiu um forte chamado para a vida religiosa. Possuía dons especiais de profecia, de cura e um forte carisma. Costumava praticar severas penitências, mantendo seu espírito sereno e alegre, em estreita comunhão com Cristo.
Antes de completar os vinte anos de idade, ele adoeceu gravemente e por duas vezes quase morreu. Nessa ocasião, decidiu que seguiria os passos de São Francisco de Assis e se dedicaria aos pobres e doentes, se ficasse curado. E assim o fez. Foi para a cidade de Cagliari para viver entre os frades capuchinhos do Convento do Bom Caminho. Mas não pôde ser aceito, devido à sua frágil saúde. Depois de totalmente recuperado, em 1721, vestiu o hábito dos franciscanos.
Frei Inácio de Láconi, como era chamado, foi enviado para vários conventos e, após quinze anos, retornou ao Convento do Bom Caminho em Cagliari, onde permaneceu em definitivo. Ali, ficou encarregado da portaria, função que desempenhou até à morte. Tinha o verdadeiro espírito franciscano: exemplo vivo da pobreza, entretanto de absoluta disponibilidade aos pobres, aos desamparados, aos doentes físicos e aos doentes espirituais, ou seja, aos pecadores, muitos dos quais conseguiu recolocar no caminho cristão.
Durante seus últimos cinco anos de vida, Inácio ficou completamente cego. Mesmo assim continuou cumprindo com rigor a vida comum com todos os regulamentos do convento. Morreu no dia 11 de maio de 1781. Depois da morte, a fama de sua santidade se fortaleceu com a relação dos milagres alcançados pela sua intercessão.
Frei Inácio de Láconi foi beatificado pelo Papa Pio XII em 1940 e depois canonizado por este mesmo Santo Padre em 1951. O dia designado para sua celebração litúrgica foi o de sua morte: 11 de maio.
Santo Inácio de Láconi, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário