segunda-feira, 12 de maio de 2014

Evangelho do dia 12/05/2014

1ª Leitura - At 11,1-18
Também aos pagãos Deus concedeu a conversão
que leva para a vida!
Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,1-18
Naqueles dias:1Os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judéia,souberam que também os pagãoshaviam acolhido a Palavra de Deus.2Quando Pedro subiu a Jerusalém,os fiéis de origem judaicacomeçaram a discutir com ele, dizendo:3'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!'4Então, Pedro começou a contar-lhes,ponto por ponto, o que havia acontecido:5'Eu estava na cidade de Jopee, ao fazer oração, entrei em êxtasee tive a seguinte visão:vi uma coisa parecida com uma grande toalhaque, sustentada pelas quatro pontas,descia do céu e chegava até junto de mim.6Olhei atentamente e vi dentro delaquadrúpedes da terra, animais selvagens,répteis e aves do céu.7Depois ouvi uma voz que me dizia:'Levanta-te, Pedro, mata e come.'8Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor!Porque jamais entrou coisa profana e impurana minha boca'.9A voz me disse pela segunda vez:'Não chames impuro o que Deus purificou'.10Isso repetiu-se por três vezes.Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.11Nesse momento, três homens se apresentaramna casa em que nos encontrávamos.Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura.12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar.Os seis irmãos que estão aqui me acompanharame nós entramos na casa daquele homem.13Então ele nos contou que tinha visto um anjoapresentar-se em sua casa e dizer:'Manda alguém a Jope para chamar Simão,conhecido como Pedro.14Ele te falará de acontecimentosque trazem a salvaçãopara ti e para toda a tua família'.15Logo que comecei a falar,o Espírito Santo desceu sobre eles,da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito:'João batizou com água,mas vós sereis batizados no Espírito Santo'.17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nósque acreditamos no Senhor Jesus Cristo.Quem seria eu para me opor à ação de Deus?'18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmarame glorificavam a Deus, dizendo:'Também aos pagãos Deus concedeu a conversãoque leva para a vida!'Palavra do Senhor.

Nereu, Aquiles e Pancrácio

Nereu, Aquiles e PancrácioCelebramos a santidade de vida de três mártires da fé, que causaram grande impacto no Cristianismo, já que deram sua vida por amor ao Cristo: Nereu, Aquiles e Pancrácio.
Nereu e Aquiles viveram no século III. Foram severamente torturados e morreram durante a perseguição militar, com a qual deu início a era de Diocleciano. Uma das marcantes representações de martírio, é a gravura de Santo Aquiles atingido pelo verdugo.
Sobre Pancrácio, sabemos que herdou dos pais a fé, coragem e admiração pelo imperador. Agora, ao tornar-se órfão, teve que morar com um santo tio chamado Dionísio, que morreu mártir antes do sobrinho. Diante da perseguição promovida pelo imperador, Pancrácio, que era muito jovem, começou a ver pessoas testemunhando Jesus até o sangue, como o seu tio e amigo.
Persuadido pelo próprio imperador, que recordava o amor aos pais, São Pancrácio manteve-se fiel a Jesus, mesmo diante das promessas e ameaças de morte.
Portanto, com apenas 15 anos, São Pancrácio soube dizer ‘não’ ao poder opressor e ‘sim’ à Vida Eterna, na qual entrou depois de ser decapitado, ou seja, martirizado com Nereu e Aquiles.
Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário